ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Através de uma avaliação que envolve as queixas do paciente, seus hábitos de vida e modo de funcionamento do organismo, é feito o diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa, então, são escolhidos os diferentes pontos e métodos de tratamentos para obter melhor efeito terapêutico em diversas condições.

Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrios de energia e a acupuntura tem como objetivo restaurar a harmonia. A Acupuntura busca o equilíbrio energético do paciente, pois se o “Qi” (energia) fluir de forma harmoniosa nos meridianos, o paciente estará saudável.

Modalidades:

  • Sistêmica,
  • Auricular,
  • Hai Hua Acupuntura sem agulha

*É importante ressaltar que a Acupuntura é complementar a outros tratamentos alopáticos, possuindo melhor eficácia quando utilizada de maneira preventiva.

*A OMS indica que cerca de 40 doenças podem ser tratadas pela Acupuntura. Já os chineses afirmam que mais de 300 doenças podem ser tratadas com ela.

Indicações da Acupuntura, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

Doenças do Trato Respiratório
Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Tonsilite aguda; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite aguda; Asma brônquica

Doenças Oftalmológicas
Conjuntivite aguda; Retinite central; Miopia (em crianças); Cataratas (sem complicações)

Distúrbios da cavidade bucal
Odontalgias; Dor pós-extração dental; Gengivites; Faringites agudas e crônicas.

Distúrbios Gastrintestinais
Espasmos de esôfago e cárdia; Soluços; Gastroptose; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Úlcera duodenal crônica; Colites agudas e crônicas; Disenteria bacteriana aguda; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor
Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Síndrome de Meniere; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Periartrite escápulo umeral; Epicondilite lateral (cotovelo de tenista); Dores Ciáticas; Lombalgias; Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Trigemialgias; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria
Distúrbios leves e moderados de Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia.

Clínicas Diversas
Labirintite; Prisão de Ventre.

Ginecologia
Distúrbios Menstruais; Infertilidade; Dismenorréia; Amenorréia; Metrorragia; Menorragia.

Outros Benefícios
Aumento da vitalidade e energia; Redução do estresse e maior relaxamento; Rejuvenescimento da pele; Controle do peso; Livrar-se do fumo, álcool e drogas; Aumento das funções físicas e atléticas; Controle da dor; Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sangüínea; Estabilização do sistema imunológico.

Habilidades

Postado em

16 de agosto de 2016